Reputações sólidas e positivas são construídas no longo prazo. Além de realizar e oferecer produtos ou serviços de qualidade, é preciso que os públicos que orbitam em torno do seu negócio tenham ciência do valor diferenciado oferecido pela sua marca. E esta tomada de consciência em prol do seu trabalho só virá a partir de um trabalho de comunicação constante e estratégico. Um processo que envolve que três pontos essenciais: visibilidade, relevância e credibilidade.

Vamos pensar sobre cada um deles?

Visibilidade
Este primeiro ponto está relacionado à escolha dos canais de comunicação mais adequados para seu público. Das redes sociais à mídia offline, reflita sobre as possibilidades existentes e escolha aquelas que tenham uma maior aderência aos hábitos de consumo de comunicação dos seus públicos.

Com a dinamicidade dos tempos atuais, é preciso conhecer sempre que possível novos canais e novas possibilidades de uso. Isso é importante para você não apostar em plataformas onde os seus públicos de interesse não estão presentes.

Relevância
Após a escolha dos canais que lhe darão visibilidade, é preciso desenhar uma estratégia de produção de conteúdo relevante para os seus públicos. Entregue conteúdos que se sobressaiam frente à concorrência para que, no médio prazo, a relevância desse conteúdo seja identificada pelo público como sinônimo da relevância do seu nome ou marca.

Credibilidade
Ser crível significa conquistar a confiança de terceiros, sejam eles seus clientes ou formadores de opinião. Essa confiança pode ser sentida de diversas formas como, por exemplo, quando você recebe depoimentos positivos de clientes ou quando há alguma veiculação gratuita na imprensa sobre o seu trabalho.

Atuar proativamente na geração de confiança junto a formadores de opinião tem o potencial de difundir a credibilidade da sua marca ou serviço a outros outros grupos para além do alcance dos seus canais.

Visibilidade, relevância e credibilidade: três palavras-chaves para a construção de uma reputação sólida e positiva. Um trabalho de comunicação estratégico para o médio e longo prazos, é verdade, mas que tem potencial de gerar valor de maneira orgânica e perene.


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.